domingo, 21 de março de 2010

Chessboxing!








Na semana passada vi no blogue do GMI Kevin Spraggett (http://kevinspraggett.blogspot.com/, 13 de Março) um post sobre Chessboxing.
Esta nova modalidade que combina (como o nome indica) os desportos de xadrez e boxe tem-se desenvolvido bastante nos últimos anos. O primeiro combate teve lugar em Amsterdam no Outono de 2003, um relatório pelo GMI Hans Ree apareceu na revista New in Chess.
Imediatamente lembrei-me que o meu autor de BD preferido Enki Bilal já tinha introduzido o conceito de "Chessboxing" na terceira parte "Froid Équateur" da sua trilogia "Nikopol" (editada em 1992!), um dado que foi omitido, na minha opinião injustamente, pelos organizadores desse primeiro combate!
Aqui em cima umas páginas de "Froid Équateur" (edição portuguesa) e a minha carta de leitor à revista "New in Chess" (clicar para ampliar).
Entretanto já existe uma WCBO - World Chessboxing Organization, link: http://wcbo.org/content/index_en.html .
Será que a modalidade vai encontrar solo fértil em Portugal!?
Eu diria que a nível virtual (em sites e blogues) já houve alguma prática...
Quem se atreve a entrar no ringue!?
Aqui um vídeo:

Sem comentários: